quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Como Criar um Cosplay


Escolhendo um modelo para cosplay:

1. Aqui você encontra como fazer seu cosplay passa a passo.
2. Faça uma lista dos personagens que você mais lhe interessa. Independente de conhecer a história ou não, ser homem ou mulher, ou não ter uma aparência muito parecida com você, seja de livro, quadrinhos, mangá, anime, jogo, filme, série... Simplesmente escreva os nomes.
3. Agora você faça a seleção, os critérios você decide. Se ele for fisicamente parecido com você ficará mais fácil, pois você não terá que se preocupar com perucas, altura, cor... O que não te impede de fazer um personagem que seja totalmente diferente de você.
4. Caso seja seu primeiro cosplay provavelmente optará pelo critério "valor", é bom que escolha um cosplay simples, para não gastar de mais até adquirir experiência na escolha dos materiais, locais ou opções de compra.

Trabalhando no seu personagem:

1. Após escolher o personagem preferido, parta para a pesquisa.
Muitas pessoas definem cosplay como "se fantasiar de um personagem", mas na verdade a prática vai mais além. Por isso é necessário que você conheça bem o seu personagem; isso não significa que você não possa escolher um ANTES de conhecê-lo, mas será necessário estudá-lo.
2. Leia e releia os mangás ou HQ's da personagem que você escolheu, conheça seus pontos fracos, suas habilidades, procure entender suas reações e seu psicológico.
3. Faça uma coleção de imagens; poses de vários ângulos, em situações diversas, os principais golpes, a forma de andar, de falar, ou algum "tique" que ele tenha.
4. Decore frases de efeito, nomes de golpes ou bordões.
5. Se seu personagem foi adaptado para o cinema: alugue o filme, se o mangá virou anime: acompanhe, se os quadrinhos viraram desenho animado: assista. Faça uma busca por qualquer versão do seu personagem, você não faz idéia de quanta informação você pode obter para enriquecer seu cos. Mas tenha uma coisa em mente: não misture, se você vai fazer o cosplay do filme, seja fiel ao filme, o mesmo com o mangá, por exemplo, se é a versão do mangá faça como no mangá. A busca por versões diferentes servirá apenas como referência.
6. Busque outras pessoas que já tenham feito o mesmo cosplay. Vai ser difícil você escolher um que nunca tenha sido feito. Aqui serve o mesmo que foi dito sobre a busca por diferentes versões; não copie, busque referências

Mais Dicas:
Lembre-se que você terá que levar tudo para uma costureira fazer e nem sempre ela conhece o anime, mas com uma boa figura (lembra do "banco de imagens" que você criou?) a costureira poderá lhe indicar qual o melhor tecido para dar aquele efeito e saberá como fazer a roupa.
Não se esqueça de explicar detalhadamente o que você quer e fique SEMPRE por perto para tirar as eventuais dúvidas que surgirão.
Muitas vezes, você pode até encontrar as peças de roupa necessárias para o seu cosplay dentro de casa, sem precisar gastar muita coisa.
Outras vezes, um detalhe de um cosplay pode ser usado em outro, como um sapato, uma luva, um chapéu... ou com pequenas adaptações e reparos como mudar a cor, cortar, colar, costurar, coisas simples que você mesmo pode fazer sem precisar dos serviços de um profissional.
Para quem está não conhece bem, é comum que o cosplay pareça uma diversão estranha... ou de gente que se veste de personagens pra fugir da realidade. Longe disso: os cosplayers não confundem realidade com fantasia e sabem onde e quando vestir seus cosplays, já que há espaço apropriado em convenções e eventos para isso. São pessoas normais que trabalham ou estudam... mas o que os diferencia é que não se deixam levar pela rotina.
Afinal, em alguns lugares, em alguns dias, por algumas horas... eles podem se transformar e fazer com que seus heróis caminhem entre nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"